Tema/teoria – fotossíntese
- pigmentos fotossintéticos.
Resumo – a fotossíntese é o processo na qual há
transformação de energia solar em energia química. Esta realiza-se em células
vegetais, algas e bactérias (apesar de estas não terem cloroplastos na sua
constituição) num respetivo organito, cloroplastos.
Estes cloroplastos contêm na sua
constituição pigmentos fotossintéticos (como por exemplo a clorofila), cuja
função é captar e conduzir a energia luminosa.
Palavras-chave – Fotossíntese
/ Cloroplastos / Pigmento fotossintéticos / Cromatografia / Clorofila.
Observações/resultados –
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cd
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t
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ab
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Clorofila a
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440
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0.3
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Maior que 1.999
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Clorofila a
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475
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0.5
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Maior que 1.999
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Carbonetos
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460
|
0.4
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Maior que 1.999
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Clorofila a
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675
|
3.3
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1.48
|
Clorofila b
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680
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3.8
|
1.42
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Discussão dos resultados –
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Procedimento:
- Colheram-se folhas no jardim escolar, folhas estas
que obviamente realizam a fotossíntese e contém em si cloroplastos e estes
contêm em si pigmentos.
- O objetivo nesta atividade foi de alguma forma
separar os pigmentos presentes nas folhas de acer, e para isso utilizou-se a
varinha mágica para que as folhas ficassem trituradas, e desta forma tanto as
células como os cloroplastos, iriam ficar triturados, dividindo-se ficando a
clorofila suspensa na solução de clorofila bruta.
- Após duas filtrações (fig.1), obtivemos finalmente a
solução pura de clorofila bruta (fig.2), mas ainda não se tinha chegado ao
objetivo final, que consistia em separar os pigmentos da solução de clorofila.
-Utilizou-se então um
processo denominado de cromatografia (fig.3) para fazer a separação dos
pigmentos. Para realizar este processo, apos as filtrações e apos obter-se a
solução bruta, passávamos parte desta para uma caixa de petri. Dobrou-se um
papel de filtro em dois, cortou-se a parte de baixo de forma a que este se
equilibrasse na vertical, e colocou-se o papel de filtro na caixa de petri,
para que após algum tempo, se obtesse os diferentes pigmentos identificados no
papel de filtro.
Fig.3
·
Cmap acerca da Fotossíntese:
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